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Quando o assunto são as melhores ferramentas de SEO sabemos que existe uma gama de opções para facilitar muitas das nossas tarefas.
Estes softwares, plugins e sites existem para nos ajudar a poupar tempo e a tornar o trabalho de SEO mais organizado e até mesmo escalável.
Aqui na Mestre, quando realizamos o serviço de otimização de sites também precisamos de muitas ferramentas. Neste artigo, separei diversas que podem ajudar você em várias tarefas do cotidiano de um profissional de SEO. Separei por categorias como:
Vamos lá?
Talvez a ferramenta mais utilizadas pelos profissionais de SEO seja esta. Como é uma ferramenta oficial do Google, ela pode dar excelentes dicas sobre problemas em títulos, meta descriptions, erros de crawling entre outros. Temos no Curso Avançado de SEO um módulo só sobre esta ferramenta.
O Bing também possui a sua plataforma para ajudar webmasters. Por incrível que pareça, ela é uma ferramenta bastante completa e pode dar vários insights interessantes. Vale a pena conferir.
O Screaming Frog é um grande aliado dos nossos projetos de SEO. Com ele, podemos varrer um site para ler todas as informações contidas.
É super útil para projetos de médio porte, encontrando problemas de redirecionamento, falta de alt text em imagens, documentos duplicados, entre outros.
A DeepCrawl também é uma ferramenta que faz a varredura em seu site para encontrar problemas. A diferença é que é uma ferramenta na nuvem, então você não precisa se importar com a memória ou tráfego de internet utilizado.
Com o Free SEO Scorecard você consegue fazer uma análise do seu site sobre como ele está em termos de SEO. Também é possível inserir as informações que vai acrescentar no código e nas páginas para analisar se a pontuação melhora.
É uma ferramenta na nuvem e você pode deixar seus dados salvos para ser mais fácil de passar para a equipe que vai implementar as informações no código ou na ferramenta de conteúdo.
A Copyscape é a nossa aliada para verificar se algum outro site/blog está copiando o nosso conteúdo ou se um texto que acabamos de receber está duplicado na Internet.
É uma ferramenta bem simples para analisar os dados de resposta de cabeçalho de uma requisição. Muito útil para verificar redirecionamentos.
O Pagespeed Insights é a nossa escolha quando precisamos avaliar o tempo de carregamento e otimizações em HTML/CSS/JS de uma página. Ele te dá um guia completo do que fazer.
A versão gratuita é muito parecida com o Pagespeed Insights. Já a parte paga permite o monitoramento de sites, aplicativos e outros. É uma solução muito interessante.
Com o Woorank é possível analisar seu site, fazer varreduras e contar com um sistema de relatórios automatizados que podem facilitar seu trabalho e otimizar o tempo da sua equipe. É um software voltado a freelancers ou projetos pequenos.
A ferramenta SimilarWeb permite que você analise o cenário geral do seu concorrente, conseguindo identificar não só as palavras-chave utilizadas, como também as métricas mais avançadas.
Com a SEMrush fica muito mais fácil avaliar o seu mercado e quais palavras você pode utilizar em seus projetos. Temos alguns artigos aqui na Mestre sobre a ferramenta.
Uma das ferramentas mais simples e úteis de pesquisa de palavras-chave é esta. Basta entrar com uma palavra-chave e solicitar que a ferramenta verifique no Google quais são as sugestões que ele normalmente oferece para usuários.
É uma forma muito boa de aumentar a sua lista e conhecer mais sobre um mercado. Temos no Curso Avançado de SEO um módulo só sobre esta ferramenta.
É a ferramenta oficial do Google para pesquisa de palavra-chave. É muito útil em Links Patrocinados mas também pode ser utilizada em SEO.
É uma ferramenta bem simples para você realizar combinações entre palavras, obtendo um número maior de palavras-chave.
Um exemplo útil é colocar todas as cidades em uma coluna e, em outra, colocar os seus termos principais. Assim você terá todas as combinações possíveis.
Com a Wordle você conseguirá criar “word clouds”, ou seja, nuvens de termos para diversos fins, com as palavras das categorias que você desejar.
A Open Site Explorer possui um índice para você analisar quantos links qualquer website possui.
Ele também dá diversas informações complementares, tais como informações sociais, títulos de páginas e códigos de retorno. É um bom investimento.
Uma das melhores ferramentas de análise de backlinks é esta. A grande novidade é que se você autenticar o seu website na Majestic, você tem os seus relatórios de graça. Você precisará pagar apenas para analisar outros websites que não sejam seus.
A Ahrefs vem crescendo muito na adoção pelos profissionais de SEO pela quantidade de informação que ela possui. Atualmente possui um preço muito justo e mais acessível do que outras ferramentas do segmento.
Caso você ainda não tenha uma verba para direcionar para ferramentas de link building, você pode utilizar esta de graça. O ponto fraco é que às vezes a ferramenta fica um pouco lenta, mas nada que atrapalhe a sua vontade de utilizá-la.
A Cognitive é uma junção das ferramentas anteriores, pois utiliza a API delas, organizando a informação em um único lugar. É uma boa ferramenta para quem deseja centralizar tudo em um único local.
Além de saber quem linka para você é importante saber onde achar locais para ganhar links. Este é o foco da Ontolo. Direcionar você a encontrar bons prospects para outreach.
Uma combinação de CognitiveSEO e Ontolo, é assim que eu defino a Buzzstream. Eles possuem muitas funcionalidades para quem deseja trabalhar com link building e assessoria de imprensa.
É uma das ferramentas mais antigas do mercado. Possui uma app e uma versão para desktop.
Uma das primeiras ferramentas que eu utilizei foi esta para monitorar rankings. Ela é bem simples e faz consultas de palavras-chave. Não abuse na busca pelos rankings pois o Google pode bloquear o seu IP.
Uma ferramenta bem confiável e que possui sua base em desktop.
Assim como a SERPs a Positionly é uma ferramenta web para monitoramento de rankings.
A melhor ferramenta para local search é esta. Eles possuem monitoramento de rankings local além de outras funcionalidades para encontrar boas fontes de reviews.
É uma ferramenta recente da Moz que monitora as suas menções e sugere diversos ajustes que você pode realizar com a finalidade de aparecer melhor posicionado nas buscas locais.
Ela é uma combinação das duas acima. Ela monitora os rankings locais e suas menções online.
A ferramenta Microdata Generator auxilia na otimização de SEO local. Ela utiliza microdatas que contém informações a respeito de sua localidade, para inserir em seu site e deixá-lo mais perto dos clientes de uma mesma região.
Para quem gosta de Excel como eu não pode ficar sem esta extensão. Ela traz uma série de funcionalidades de SEO para o seu Excel, tais como: obter o título de uma página, o código de retorno, integração com o MajesticSEO e outros.
Criada com a finalidade de ser um grande mashup de várias ferramentas, a SEO Gadget for Excel reúne uma série de APIs para dentro do seu Excel. É muito boa mesmo!
Uma das extensões mais antigas que já utilizei é esta. Com ela você consegue ver diversas informações de um website quando visualiza os resultados de busca do Google.
É um plugin muito bom para o seu navegador. Ele deixa as ferramentas da Moz mais próximas de um único clique.
Os profissionais de SEO adoram olhar o código fonte, desativar o CSS ou Javascript de uma página para testar como ela ficaria aos olhos do Google. É com esta ferramenta que fazemos isto.
Assim como a Moz, a Majestic SEO também possui os seus plugins para browsers.
É usuário de Chrome? Use esta extensão para ver todo o caminho de um redirecionamento. É super fácil de utilizar!
Para quem trabalha com Link Building e/ou Outreach este plugin é uma mão na roda! Ele adiciona uma série de informações sobre um determinado email, fazendo com que você saiba mais sobre a pessoa que está conversando.
Uma ferramenta completa de SEO em seu browser. É um simples plugin que você instala e pode gerar relatórios de sites no momento.
O melhor plugin de SEO para WordPress, com inúmeras funcionalidades.
O módulo número 1 para Magento. Com ele você conseguirá configurar diversas necessidades de SEO na plataforma.
A extensão headingMap gera um mapa de documento ou índice de qualquer documento da Web estruturado com títulos, além de também mostrar o esboço do HTML 5.
A extensão META SEO pode ajudar bastante desenvolvedores que precisam verificar o HTML do site para seguir as Diretrizes do Google para webmasters. Porém, também auxilia outros profissionais que desejam saber sobre qualquer conteúdo da página que normalmente não é visível e pode revelar propriedades interessantes do site.
A extensão do Chrome Tag Assistant by Google ajuda a solucionar problemas de instalação de várias tags, como por exemplo a tag de acompanhamento do Google Analytics, do Google Ads, além de outras.
Eles possuem mais de 12 ferramentas para lhe ajudar em SEO. Desde análise de Backlinks, passando por análise de palavras-chave e fechando com um gerenciador de projetos. É uma das melhores do mercado.
A Raven é uma excelente ferramenta para agências de marketing digital. Ela possui toda uma estrutura para times de SEO, PPC e Social Media.
Uma das ferramentas que vem mais surpreendendo pelo nível técnico é a Lindex. Ela possui diversas ferramentas/módulos dentro dela que poderão lhe ajudar em projetos de SEO.
Uma das ferramentas mais robustas e caras é esta. Ela é direcionada a grandes websites e agências pois possuem diversos recursos para um projeto grande.
Uma das últimas ferramentas para desktop que ainda existem. Ela é uma plataforma completa para você ter instalada em sua máquina.
A Sistrix possui também uma série de funcionalidades que se parecem muito com a Moz e Linkdex. Eles ganharam recentemente o prêmio de melhor ferramenta de SEO.
Gostou das indicações das melhores ferramentas de SEO para otimizar seu site? Agora é só escolher as que você vai utilizar para começar a fazer a diferença nas suas páginas, garantindo muito mais resultado!
Aproveite e confira nosso Checklist de SEO e saiba quais passos deve seguir para obter um site otimizado segundo às boas práticas do Google e dos demais mecanismos de busca.